por Tayana Almeida e Ueysla Sinhoreto

Antigamente era atribuído para a criança toda culpa por seu fracasso escolar, nos dias de hoje sabemos que as dificuldades em aprendizagem não se dão apenas com o aluno, mas, sim em seu contexto, com isso não podemos falar de dificuldades tendo somente o adolescente como ponto de referência: o “contexto” em que a criança esta inserida precisa ser considerado família e a escola devem ser parceiros fundamentais no desenvolvimento das ações que favoreceram o sucesso escolar e social do aluno, assim forma-se uma equipe, é fundamental que as duas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir para o crescimento escolar e social da criança .

A educação do ser perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar, interação entre ambos é muito importante para o sucesso do processo ensino aprendizagem, porém a grande argumentação é saber de que forma deve ocorrer a participação da família na escola? Qual maneira a escola pode estimular a participação dos pais? Quais os principais resultados trazidos por essa participação?  Ao procurar respostas para tantas perguntas, descobrimos que de acordo com a prova Brasil (2014), 94% dos professores afirmam que os problemas de aprendizagem e disciplina estão relacionados à falta de acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, ou seja, a falta de interação da família na vida escolar dos filhos resulta em vários problemas dentro do ambiente de escola como de indisciplina, por exemplo, quando família e escola deveriam andar juntas. É possível perceber que ao invés disso, uma joga para outra a responsabilidade pelos atos dos alunos.

Em conversa com a professora Janaiçara Lara Tait, diretora do Colégio Estadual Brasílio Itiberê (CEBI), ela nos conta como se dá essa relação de escola e família. “A nossa escola tem um perfil bem diferente, porque somos uma escola que fica no centro da cidade e recebe alunos de dezesseis bairros que ficam dela”. Com esse fator de distanciamento, a profissional da educação explica que os pais não procuram a escola e como se a comunidade escolar não tivesse um sentimento de pertencer a escola ela ainda afirma “a gente marca reunião os responsáveis não vem, não participam da APMF, que é a associação de pais, funcionários e professores, então é sempre uma batalha para que a gente possa trazer os pais para a escola.” Percebe-se que a comunicação entre escola e família é um desafio cada dia maior para a educação.

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