por Isabela Cristo

 

            Na noite de ontem, 7, no auditório Capitu da FLIM, aconteceu a palestra que recebeu o nome do livro escrito pelo palestrante, professor doutor Evandro Luís Gomes, “Para além das colunas de Hércules: conectando a paraconsistência ao cotidiano”. Em sua fala, comentou sobre o livro e o que o motivou a escrever sobre o assunto, o qual está inserido nos estudos da Filosofia.

            Gomes iniciou a palestra explicando que o nome de seu livro surgiu como uma metáfora da história de Hércules da mitologia grega, estando relacionado com o “ir além”. Sendo a lógica o universo da argumentação, a lógica paraconsistente diz sobre um tipo de lógica mais variada que vai além da lógica clássica, partindo disso, o palestrante contou sobre a história da paraconsistência, enfatizando sua atualidade.

            Sobre seu processo criativo, o professor comentou como foi dolorosa a criação de seu livro, pois teve de se desconectar de tudo que estava à sua volta. Segundo ele, sua intenção em escrever o livro foi a de juntar informações relacionadas à lógica paraconsistente em apenas um lugar, de forma a auxiliar futuros estudantes do assunto. “Tudo está relacionado à lógica”, pontuou, fazendo uma reflexão acerca do tema de sua palestra.

            “Para além das colunas de Hércules, conectando a paraconsistência ao cotidiano” foi um dos livros finalistas do Prêmio Jabuti 2018 na categoria “Ensaios-Humanidades”. O livro é resultado de pesquisa acadêmica e possui a beleza de uma produção literária, além de ter alcançado uma divulgação científica. “Trabalho de filosofia é um trabalho literário”, disse o professor. “Pelo texto a gente comunica o pensamento”. O autor, no momento, está trabalhando na tradução de seu livro para o inglês.

            Para finalizar, Evandro Gomes fez um agradecimento às universidades públicas, principalmente à UEM, argumentando que “se não fossem as universidades públicas estaríamos nas trevas”,  pois, segundo ele, esses locais são de extrema difusão de conhecimento. O autor participou da FLIM representando a EDUEM (Editora da Universidade Estadual de Maringá).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *