Cultura e literatura são assuntos importantes e merecem atenção especial. Dessa forma, O Consoante, em sua 2ª edição, procura fazer um panorama dos dois últimos meses, mais precisamente do final de outubro a meados de dezembro, quando a comunidade de Letras da UEM esteve envolvida em diferentes eventos. No início dessa temporada de eventos, o município organizou a 2ª Festa Literária de Maringá (FLIM), que aconteceu entre os dias 27 e 31 de Outubro. Em meios aos concertos, diálogos, espetáculos, lançamentos de livros, mesas-redondas, oficinas e palestras, nossa equipe mesclou-se entre os espectadores para prestigiar e buscar informações sobre os acontecimentos da Festa. Destacamos a entrevista concedida a Allana de Freitas e a Karina Soares pela Professora Lúcia Osana Zolin, do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL), da Universidade Estadual de Maringá, que proferiu a palestra “Mulher e Literatura.
Estes foram os eventos promovidos pelos diferentes Departamentos ligados ao curso de Letras: IV Ciclo de Palestra de Cultura Clássica: A Literatura Antiga em debate, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro, contando com palestras de professores renomados acerca da Leitura Homérica, de poemas de Virgílio, das Comédias de Plauto e Aristófanes, de Fábulas de Esopo, e dos Grafites de Pompeia com seu viés literário. Em texto sobre o evento, Everton Luis Paulino Vinha, Larissa Reggiani Galbardi, Lorena Martins Pedroso Almeida e Luan Tarlau Baliero discorrem sobre a necessidade de democratização do estudo de cultua clássica. A Conferência Literatura Brasileira na França, no dia 24 de novembro, foi o foco de reportagem de Letícia Marroffino e Vanessa Ferreira que evidenciam o trabalho da tradutora e editora Paula Anacaona, uma francesa que mostrou ser alguém singular por sua iniciativa em levar para a França a nossa literatura, a literatura brasileira, mas não clássicos e/ou obras canônicas, e sim literatura marginal, até desconhecida por nós mesmos. Nayhara Carvalho e Matheus Gomes relembram a FLIM, mas destacam o evento que ocorreu na primeira quinzena de dezembro: o I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura e II Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” . A dupla contou com informações bastante relevantes adquiridas em contato com a Professora Alice Áurea Penteado Martha, organizadora geral do evento. Em editorial, Gabriela de Castro Pereira e Mariane Dal’Santo Maibuck clamam, na voz d’ O Consoante, por mais eventos que enriqueçam a cidade e seus cidadãos como o fez a FLIM. E para finalizar, Ueysla Priscila Sinhoreto brinca em sua crônica com a tentativa de elaborar uma receita para escrever texto com base nesse gênero.
Aproveitamos esta edição para desejar a você, leitor, um excelente fim de 2015 e um 2016 de muitas realizações. Boa leitura!

Fernando Prezotto
Oscar Felipe

Um comentário sobre “Cultura e literatura em foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *