Em sua primeira edição, O Consoante tem por temática o 26° Fórum Acadêmico de Letras (FALE), realizado nos dias 07, 08 e 09 de outubro, nas dependências do campus sede da Universidade Estadual de Maringá. Nossa equipe esteve em meio às conferências, às mesas-redondas, às sessões de comunicações e oficinas para trazer ao leitor dessa primeira edição a cobertura do evento que há 25 anos promove a socialização dos graduandos no meio científico.

Com responsabilidade, procuramos informar sobre os fatos do 26° Fórum Acadêmico de Letras. O relato noticioso fica a cargo das alunas Allana de Freitas e Ueysla Sinhoreto. A reportagem feita pelos acadêmicos Larissa Galbardi e Luan Balieiro busca expor a programação do 26° FALE. Eles ressaltam, ainda, a importância do evento na vida acadêmica dos graduandos. A coordenadora do evento, Roselene de Fatima Coito, em  entrevista concedida a Karina Soares e Mariane Maibuck, nos revela um pouco mais sobre os objetivos, a participação dos alunos e as dificuldades encontradas na organização do 26° FALE.

A voz do jornal se faz presente no editorial opinativo, sob a responsabilidade de Fernando Prezotto, que rememora a civilização romana para nos mostrar as origens do fórum, assembleias que antes eram realizadas em lugares remotos e que com o passar dos séculos socializou-se, bem como a inserção do graduando no mundo acadêmico. No artigo de opinião,  temos a avaliação de Gabriela Pereira e Matheus Gomes sobre as dificuldades de um evento realizado em uma data remarcada. O evento, sob um olhar mais literário, ganha novos contornos nas crônicas de Everton Paulino e de Lorena Martins

Na medida em que produzimos os textos, buscamos a afinação para sermos soantes e, na busca pelo diálogo, consoantes. Confira na íntegra nossa primeira edição.  Nós d’O Consoante só temos a desejar a todos uma boa leitura.

 

Letícia Terazzin   e  Vanessa Ferreira