Nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2015, ocorreu, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento intitulado 26º Fórum Acadêmico de Letras, o FALE, em que estudantes, tanto da graduação quanto da pós, tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos de cunho acadêmico, focados na área de literatura e linguística. O diferencial do evento é a possibilidade dos alunos que ainda estão no curso expor artigos científicos e demais trabalhos pertinentes a essa natureza.

O evento começou no dia 7, às 8h, com a entrega dos materiais e a solenidade de abertura, na qual houve as boas vindas aos estudantes, comunicadores e ouvintes. Em seguida, o dia foi preenchido com conferências e comunicações de trabalhos de literatura e de linguística.

No dia 8, houve uma mesa redonda com os professores Henrique Silvestre Soares, da UFAC, Beatriz Dal Molin, da Unioeste, e Luciana Dias di Raimo, da UEM, sobre a experiência docente de pesquisa na graduação. Esse encontro também visou discutir os desafios e métodos da pesquisa de cunho científico em circunstâncias reais de aprendizagem. Em seguida, houve comunicações dos participantes e o lançamento do livro A Narrativa Francesa como suporte para o letramento do leitor, da professora Margarida da Silveri Corsi.

O dia terminou após uma assembleia da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), com uma festa organizada pelo professor Luiz Carlos Mangia Silva.

No terceiro e último dia do evento, houve uma mesa redonda com alguns dos alunos que participaram de programas relacionados ao universo científico, a saber: PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência); PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); PIC (Projeto de Iniciação Científica).

Os participantes foram: Iara Aparecida Garcia: Experiência discente; Andreia Lopes: Experiência discente (PIBID); Nagela Neves da Costa: Experiência discente (PIBID); Andressa Izepe: Experiência discente/Literatura (PIBID); Lucas Mestrinheire Hungaro: Experiência no GEPEP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Popular) e no GPLEIADI (Grupo de Pesquisa em Leitura, Análise do Discurso e Imagens) (PIBIC); Klara Marcondes: Experiência discente (PIC); Tiago Reis Guterres: Letras/UFPA (PET – Programa de Educação Tutorial).

Essa discussão teve como propósito tratar sobre a experiência de pesquisa enquanto sujeitos aprendizes em programas que permitem a concretização dessa situação. Com o desfecho do encontro, ocorreram as demais comunicações dos participantes.

Além disso, nos três dias do evento, houve oficinas de pesquisa, isto é, minicursos sobre os conteúdos expostos durante o FALE. A seguir, destacam-se quais foram essas oficinas e quem as ministraram:

 

OFICINA MINISTRANTES
 1 PESQUISANDO EM LITERATURA FANTÁSTICA Fábio Lucas Pierini (Professor Doutor – UEM).
2 MULTILINGUISMO, LETRAMENTO E SUPERDIVERSIDADE

 

Adriana Dalla Vecchia (Doutoranda), Jakeline A. Semechechem (UEM/CAPES), Neiva Maria Jung (Doutora, UEM).
3 OFICINA DE PESQUISA EM ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA Thomas Massao Fairchild, Rita Maria Decarli Bottega, Daniela Eufrásio.
4 PESQUISA SOBRE PLÁGIO E INDICIOS DE AUTORIA EM PRODUÇÕES ESCRITAS Profa. Dra. Marinalva Barbosa (UFTM-CNPq-CAPES).
5 A TRADUÇÃO DO VERBAL PARA O IMAGÉTICO: DESLOCAMENTOS E EFEITOS DE SENTIDO Verônica Braga Birello (UEM).
6 ANÁLISE DE DISCURSO EM MOVIMENTO: CONCEITOS E PRÁTICAS Vera Lucia da Silva (Doutora-UEM) e Raquel Arcine (Mestre-UEM).
7 TÓPICOS EM GÊNEROS TEXTUAIS: INTERNET, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO Wiliam César Ramos (Doutor-UEM).
8 ANÁLISE DO DISCURSO E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE NATUREZA APLICADA Luciana Dias Di Raimo (Doutora, UEM) e Thamires Nascimento Dearo (Mestranda-UEM).
9 A AQUISIÇÃO DA ESCRITA COMO CAMPO DE PESQUISA CIENTÍFICA

 

Cristiane Carneiro Capristano (Doutora- UEM) e Taynara Alcântara Cangussú (mestranda-UEM).
10 O ENSINO DA POESIA CONTEMPORÂNEA: MÉTODOS E TÉCNICAS Sandra Aparecida Fernandes Lopes Ferrari.
11 LINGUÍSTICA QUEER – A VOLTA DA PERFORMATIVIDADE AOS ESTUDOS EM LÍNGUA(GEM)

 

Prof. Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho.

Quadro das oficinas de pesquisa realizadas no evento.

 

O evento, portanto, terminou com uma mesa de encerramento, composta pela diretoria da ANPGL, da comissão de organização e dos representantes da sede.

Ao ter em vista a descrição da programação, o FALE pode ser considerado como um acontecimento que trouxe oportunidades aos graduandos de apresentar seus trabalhos científicos e de adquirir experiências práticas corriqueiras na esfera acadêmica, tais como adequar seus artigos às normas de apresentação, estruturar slides pertinentes ao tema e ao tempo, e, ademais, treinar o desempenho discursivo ao discorrer sobre este ou aquele assunto. É o que reforça a graduanda Cindy Mayumi Okamoto Luca, 18, aluna do segundo ano da habilitação de Letras – Português. Ela integra o PIBID e apresentou a comunicação “A carta de reclamação no contexto de vestibular”, sob a orientação da professora Cláudia Valéria Doná Hila, coordenadora do projeto: “Participar do FALE, para mim, foi uma experiência inovadora. Inovadora no sentido de que nunca pensei em como seria árdua a elaboração de um artigo e a preparação para melhor apresentá-lo no dia em questão”.

De acordo com a estudante, tal experiência foi enriquecedora, já que o evento, para quem pretende adentrar ao universo de pesquisas científicas, possibilita a vivência de situações que serão constantes na carreira docente, como a elaboração de projetos e a produção de artigos. Ainda sobre essa experiência inovadora, a aluna enfatiza o porquê de conceituá-la dessa forma: “Inovadora, também, pois nunca pensei em como seria estar à frente de pessoas apresentando esse trabalho e não pensei que já apresentaria uma pesquisa de minha autoria em um evento com porte tão grande quanto o FALE”. Por fim, a discente expõe sua avaliação acerca dessa prática e se mostra disposta a vivenciá-la novamente: “Posso dizer que adorei essa experiência e espero que ela venha a se repetir”.

 

Larissa Reggiani Galbardi  e  Luan Tarlau Balieiro