Ocorreu na Universidade estadual de Maringá o 26º FALE (Fórum Acadêmico de Letras), nos dias 07, 08 e 09 outubro de 2015. O Fórum realizado pela primeira vez em 1990, na Universidade Estaual do Oeste do Paraná, tem por proposta estabelecer metas para a pesquisa do aluno de graduação em Letras. A responsável pela organização da edição do evento foi a professora Roselene de Fátima Coito, do Departamento de Língua Portuguesa, contando com a participação do Departamento de Línguas Modernas (DLM) e do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL).
O objetivo principal desse evento é acabar com a distinção entre aluno e pesquisador e aluno não pesquisador, de modo que o triângulo ensino-pesquisa-extensão seja indissociável na formação dos estudantes dessa área. A programação do 26º fale incluiu conferências, mesas-redondas de discente e de docentes, sessões de comunicações e oficinas de pesquisa. Todas tiveram como tema a pesquisa em nível de graduação.
O evento contou com a presença da Prof. Dra. Marinalva Barbosa da UFTM/ ANPG e do Prof. Dr. Thomas Massao Faircilhd da UFPA. Ambos apresentando conferências. O evento contou também com a participação do Prof. Dr. Ismar Inácio dos Santos da UFRN, que relatou sua experiência e pesquisa a respeito do FALE. Nas mesas-redondas diversos profissionais e alunos da área relataram sobre a experiência de pesquisa na graduação. Como parte da programação, houve o lançamento do livro: “A narrativa literária francesa como suporte para o letramento do leitor-aprendiz”, professora Dra. Margarida da Silveira Corsi, do DLM.
Ueysla Sinhoreto e Allana Freitas